Discurso de Lula da Silva (excerto)

___diegophc

domingo, 29 de agosto de 2010

Pombal e Alte juntam-se este fim-de-semana à Noite Europeia dos Morcegos

27.08.2010 - 17:15 Por Helena Geraldes 
.
Por uma vez sem exemplo, as colónias de morcegos cavernícolas da Gruta de Soídos (Alte) e do Vale do Poio Novo (Pombal) estarão de portas abertas. Este fim-de-semana vão fazer parte da 14ª Noite Europeia dos Morcegos.


Esta não é a primeira vez que a Almargem (Associação de Defesa do Património Cultural e Ambiental do Algarve) dedica uma noite aos morcegos. Na verdade, esta será a terceira e a ideia é visitar as quatro grutas com as maiores colónias de morcegos cavernícolas da região. “Nos outros anos juntámos entre 20 a 30 pessoas, normalmente pessoas que estão de férias no Algarve”, contou João Santos, presidente da Almargem.

Mas nos anos anteriores, a visita nocturna não encontrou muitos animais. “As duas grutas estão completamente arrasadas (...). Há 15 anos havia centenas ou milhares de morcegos; no ano passado vimos apenas uma dúzia”, lamentou. As razões ainda não são claras, mas João Santos alertou para a excessiva perturbação e o “abandono” pelas autoridades depois de um eventual desmoronamento. Este ano espera ter mais sorte. “Vamos visitar uma gruta que ainda está em bom estado e tentar saber qual o estado das populações” de morcegos.

Em Pombal, o organizador da visita é o Grupo Protecção Sicó. Esta será a sua 4ª Noite de Morcegos. Espera-se “que os possamos ver e ouvir enquanto voam, caçam ou mesmo quando estão a sair das fendas que utilizam como abrigo durante o dia”, explica a associação em comunicado.

Luísa Rodrigues, do Instituto para a Conservação da Natureza e da Biodiversidade (ICNB), nota que tem havido um “crescimento exponencial” dos interessados. “São momentos especiais em que as pessoas podem contactar com os morcegos. Normalmente a imagem mais habitual que temos destes animais é qualquer coisa a voar à noite ou uma sombra escura à volta dos candeeiros”, comentou. Estas actividades, promovidas pela organização internacional Eurobats, ajuda a compreender a vida destes animais.

Em Portugal estão registadas 25 espécies no Continente, uma nos Açores e outra na Madeira. De acordo com o Livro Vermelho dos Vertebrados de Portugal, as espécies Criticamente Em Perigo no Continente são o Morcego-de-ferradura-mediterrânico, o Morcego-de-ferradura-mourisco e o Morcego-rato-pequeno. Luísa Rodrigues diz que a situação destas espécies “é preocupante e mereciam mais esforço de conservação, com medidas a muito curto prazo”.
.
.

Sem comentários: