Discurso de Lula da Silva (excerto)

___diegophc

domingo, 29 de agosto de 2010

Mais de um milhão de chamadas para fixos e móveis através do Google

Internet

Mais de um milhão de chamadas para fixos e móveis através do Google no primeiro dia do serviço

27.08.2010 - 13:10 Por PÚBLICO
O novo serviço telefónico do Gmail, o servidor de correio electrónico da Google, processou mais de um milhão de chamadas nas primeiras 24 horas de funcionamento, para fixos e móveis, informou a empresa através do Twitter. O serviço está apenas disponível - por enquanto - nos EUA e Canadá.
A Google lança esta oferta quando o líder mundial em chamadas VoIP, o Skype, prepara a sua entrada na Bolsa de Nova Iorque 
.
A Google lança esta oferta quando o líder mundial em chamadas VoIP, o Skype, prepara a sua entrada na Bolsa de Nova Iorque (Robert Galbraith/Reuters)

O Gmail disponibilizava já um serviço que permite aos seus utilizadores falarem entre si através de chamadas e videoconferência entre computadores, mas não dava a possibilidade de comunicação com telefones fixos e móveis. A partir de agora, qualquer utilizador do Gmail tem a possibilidade de ligar directamente para telefones.

Na quarta-feira, a Google informou que pusera em marcha esta nova aplicação, que pode vir a constituir uma dura concorrência para o Skype, que domina o mercado de telefonemas via Net, com mais de 500 milhões de usuários. As chamadas através da Google (via tecnologia VoIP - Voice over Internet Protocol) podem vir a custar dois centavos de dólar por minuto, um preço muito inferior aos praticados pelas companhias telefónicas tradicionais.

O sistema de chamadas da Google - que já tinha o Google Talk e Google Voice - para fixos e móveis está disponível na parte esquerda do Gmail, dentro dos contactos do chat e dá a opção de realizar chamadas directamente para outro utilizador do mail, para um telefone tradicional (fixo) ou para um telemóvel.

A Google lança esta oferta quando o líder mundial em chamadas VoIP, o Skype, prepara a sua entrada na Bolsa de Nova Iorque. Com esta oferta pública, a empresa com sede no Luxemburgo espera arrecadar 100 milhões de dólares. O Skype contava no primeiro semestre com 560 milhões de utilizadores registados em todo o mundo, que realizaram 95 mil milhões de chamadas de voz e vídeo. Os lucros ascenderam a 406,2 milhões de dólares (307 milhões de euros).

Este tipo de operadoras são um desafio para as empresas tradicionais de telecomunicações, uma vez que permitem conversas grátis entre computadores e pacotes muito competitivos (pagos online através de cartão de crédito) para ligar para fixos e móveis.
.
.

Sem comentários: